Gereba, Campinas — 1994

 

Este exercício dramático, apresentado no Departamento de Artes Cênicas em 1994, é resultado parcial de meu plano de pesquisa "Do Movimento à Palavra, da Palavra ao Movimento..."  no que se refere ao método empregado para o "treinamento" corporal do ator.

 

O exercício dramático partiu de um projeto de observação direta da realidade, realizado pelos atores sob o titulo de "Imagens do Brasil". Os atores desse "exercício" eram alunos da UNICAMP, de unidades diferentes: história, dança, teatro, artes plásticas — todos participantes de um grupo ligado à minha pesquisa, que nomeei de Grupo Interdisciplinar em Teatro e Dança. 0 espetáculo se constitui de cenas recolhidas na rua pelos integrantes do grupo, em alguns estados do nordeste e localidades do estado de São Paulo.

 

Aqui, o ator demonstra o fato apoiado nos jogos arcaicos, fatores do movimento transformados em ações significativas, transformadas em conjunto de fatores do movimento no qual se dá ênfase a um fator ou outro:

 

peso ou ritmo?

espaço ou tempo?

 

O processo de laboratório desse exercício foi longo, resultando, por um lado, em aproveitamento para o aprendizado dos atores-bailarinos (revertendo para suas disciplinas específicas, como o caso ator-bailarino do curso de artes plásticas ou teatro), e, por outro, o teste de minhas propostas para o treinamento dos atores.

 

O resultado final conta a saga da população do campo que é expulsa pelos pássaros. O mecanismo é simples: o desmatamento para estabelecer as lavouras de soja impede os pássaros de se alimentarem. Eles atacam as lavouras comendo as sementes. Os trabalhadores se transformam em espantalhos batendo latas, tambores e chocalhos, espantando a si mesmos e aos pássaros. Em seguida, o homem e a mulher do campo dirigem-se à cidade acompanhados pelos pássaros: lá, disputam o lixo. Gereba é igual ao urubu-rei que prova o detrito antes dos outros. Homens e pássaros são gerebas nesta peça.

 

No segundo ato, introduzimos a dança do Busca Vida e o Homem Amarelo, pois ambos os exercícios fazem parte do mesmo universo.

 

Com este trabalho, preparei-me para formalizar o último espetáculo deste ciclo sob o título de Tataranas Lagartas de Fogo: síntese da minha pesquisa e do tema do DESTERRO.

 

fotos | Gereba

 

© 2019, Joana Lopes.