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ELEMENTARIDADES

A Composition based on Elementary Particle Model and Expressive Motion

 

Adolfo Maia Jr | Raul do Valle | Jônatas Manzolli | Joana Lopes

 

We describe the creation of an interdisciplinary piece named ELEMENTARIDADES based on the following frameworks: Algorithmic Composition, the Rudolf Laban’s Theory of Expressive Motion and the physical model of elementary particles of matter. The sound environment of ELEMENTARIDADES was constructed via concepts of Sound Functors and Categories. The Interdisciplinary Group for Theatre and Dance (GITD - UNICAMP) created the choreography and the music was composed using algorithmic composition software developed at the Interdisciplinary Nucleus for Sound Communications (NICS - UNICAMP).

 

Coreotopologia: O Método Topológico Relativístico na Arte do Movimento

 

 

Adolfo Maia Jr |  Joana Lopes

 

No Encontro Laban 2002 (Rio de Janeiro) apresentamos um trabalho indicando uma linha de pesquisa sob título Elementaridades II (Lopes et all 2002). Após 2002 reconceituamos a fundamentação labaniana, a partir da assertiva de Laban, em o Domínio do Movimento: “o espaço é a essencialidade da Arte do Movimento”. Neste sentido, a comparação dialética entre os paradigmas labanianos e os de nossa pesquisa demonstra que a dança de expressão (Ausdruckstanz) é conduzida por vetores e outros conceitos geométricos que se transformaram ao longo de sua própria história. Neste contexto, o resultado de nossa pesquisa é conduzido por princípios de relações espaciais e temporais que diferem dos vetores clássicos apontados, criando outros paradigmas para novas técnicas e processos de criação em dança.

 

Elementariedades II

 

 

Revendo a teoria do Movimento Expressivo de R. Laban (1950) estamos diante de um determinismo matemático manifesto nos processos pedagógicos para uma Arte do Movimento, sobre os quais Laban empregou seus esforços mais férteis de pesquisa e teorização.

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